Sobre a Orquestra Sinfônica da Venezuela
A Orquestra Sinfônica da Venezuela é uma das mais importantes e, depois da Orquestra de Boston, a mais antiga do continente americano. Foi fundada por um grupo de 26 músicos profissionais, com o convite do maestro Vicente Emilio Sojo em 24 de junho de 1930, por causa da dissolução, em 1929, da União Filarmônica Nacional.
O trabalho da orquestra começou em 1930, atraindo um público aos concertos, com intelectuais, personalidades políticas e músicos. Em 1980 ela ganhou o reconhecimento “Patrimônio Artístico da Nação”. Durante sua longa trajetória, a orquestra já foi ouvida em muitos teatros da Venezuela, incluindo o Teatro Nacional de Caracas, o Teatro Municipal de Caracas, o Acústico Bello Monte, o Aula Magna da Universidade Central da Venezuela, no Poliedro de Caras e realizou uma turnê pelas Américas e Europa na década de 1950.
Na década de 1960 e início da década de 1970, Pedro Antonio Ríos Reyna foi o presidente da sociedade, com a morte de Ríos Reyna, foi oferecido um concerto em 19 de abril de 1973 para celebrar a inauguração de sua nova casa, o Complexo Cultura Teresa Carreño.
A Orquestra Sinfônica da Venezuela mantém um programa de rádio que é transmitido duas vezes por semana através da Rádio Nacional da Venezuela. A orquestra realiza em torno de setenta apresentações ao ano.
O Projeto Conexões Latinas se orgulha muito da Orquestra Sinfônica da Venezuela estar gravando as obras de Esteban Eitler!
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orquestra_Sinfônica_da_Venezuela
https://es.wikipedia.org/wiki/Orquesta_Sinfónica_Venezuela