PROJETO CONEXÕES LATINAS – REVIVENDO ESTEBAN EITLER
Esteban Eitler. Este nome talvez não tenha grande significado hoje para muita gente no Brasil, mas representa a personalidade de um dos maiores flautistas e também compositor, pesquisador e arranjador do início do século XX. Na década de 1940, Eitler chegava a fazer 120 concertos por ano ao redor do mundo e vivia exclusivamente de sua arte. Morreu prematuramente no Brasil em 1960, aos 46 anos.
O projeto Conexões Latinas – Revivendo Esteban Eitler nasceu com o objetivo de recuperar a memória deste artista, valorizando seu patrimônio e legado culturais. A curadoria do projeto é de James Strauss, musicólogo e flautista pernambucano, concertista formado pela École Normale de Musique de Paris e autor de 9 CDs – entre eles dois com a Orquestra de Câmara da Filarmônica de Israel. http://www.jamesstrauss.org/
Do Equador, onde está radicado, Strauss se dedica, a partir de partituras e documentos deixados por Eitler, à produção e à direção musical de disco inédito com músicas de Esteban. Ao lado dos exímios profissionais da Orquestra Sinfônica da Venezuela, Strauss trabalha nos detalhes para a gravação de 9 composições que farão parte do disco (veja abaixo).
“Por quê Esteban Eiltler, nascido no berço da música clássica europeia, a Áustria, formado na renomada “National Hungarian Royal Franz Liszt Academy of Music” em Budapeste, escolheu a região latino-americana para suas pesquisas, estudos e criações? Porque na América Latina está a vanguarda da música mundial. Esteban Eitler bebeu da fonte da música andina e américa pré-colombiana e o resultado deste trabalho é uma obra genial” afirma Strauss.
Por que apoiar?
Esteban Eitler, mesmo após 57 anos da sua morte, ainda é estudado por universitários e pesquisadores em diversos países como Alemanha, Áustria, Argentina e Chile, principalmente na formação de musicólogos. A proposta do projeto é resgatar junto ao público o interesse pela obra desse artista, bem como a sua beleza, qualidade e técnica musicais.
Uma campanha de financiamento coletivo que encerrou no dia 13 de outubro, foi um sucesso e vai financiar grande parte do projeto.
Continuamos em busca de recursos. Se você quer apoiar este projeto clique no botão abaixo (Doar) e faça a sua contribuição com o valor que desejar.
O CD INÉDITO, A SER LANÇADO EM 2018.
Esteban Eitler (1913-1960)
II – Brâul (Sash Dance)
III – Topogó / Pe loc (In One Spot)
IV – Bucsumí tánc / Buciumeana (Dance from Bucsum)
V – Román polka / Poarga Românească (Romanian Polka)
VI – Aprózó / Mărunțel (Fast Dance)
II – Ronde de Marosszek (CA)

2016 – Lançamento de site para preservação e resgate do legado histórico de Esteban Eitler;
2017 – Projeto Conexões Latinas: Revivendo Esteban Eitler; finalização do disco com músicas inéditas;
2018 – Lançamento de disco e turnê latino-americana, sob a direção de James Strauss.